sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

CGADB em Crise: Disputa pelo Poder


               


     A Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil é uma convenção de pastores da Igreja Assembléia de Deus cujo o objetivo é governar, auxiliar e agregar a denominação evangélica em todo o Brasil. Por ser a instituição que controla a maior igreja evangélica do país ela está sendo dividida por dois grupos que batalham pelo poder na instituição, contudo, essa disputa pelo poder vai determinar se a luta para que a AD mantenha sua doutrina clássica sobre o pentecostalismo rejeitando a Teologia da Prosperidade vai continuar ou se a denominação vai se neopentecostalizar de vez.

     A ultima AGO (assembleia geral ordinária) que elegeu a atual presidência do órgão e os fatos que se seguiram logo depois dessa eleição tornaram evidentes o embate entre dois grupos políticos para alcançar o  o maior cargo que um pastor assembleiano pode ter, esses grupos são divididos entre conservadores e inovadores. O grupo do atual presidente, pastor José Wellington Bezerra da Costa que está no poder há 3 décadas é conservador e o grupo de oposição encabeçado pelo pastor Samuel Câmara propõe uma inovação, que pelas posições de seus integrantes, mostram ser além de inovações nas estruturas da convenção inovações doutrinárias.

     O pastor José Wellington Bezerra da Costa é o presidente da Assembleia de Deus Ministério do Belém em São Paulo e atual presidente da CGADB, é bacharel em direito, sociologia e teologia. Detentor de uma postura mais tradicional não dado a ventos de doutrina. Conservar o pentecostalismo clássico assembleiano, crítica correntes como a da Teologia da prosperidade, Determina pela fé (confissão positiva), cair no espírito, maldição hereditária, etc. Para conhecer melhor o ministério do pastor José Wellington: http://www.pastorjosewellington.com/ 

     O pastor Samuel Câmara é o presidente da Assembleia de Deus em Belém do Pará, formado em teologia, filosofia, pedagogia e direito. Possui laços com o movimento G12 e tem como forte apoiador o pastor Silas Malafaia e por esse apoio constata-se que Câmara também está bastante familiarizado com a Teologia da Prosperidade. Suas promessas de campanha na CGADB inclui em sua maioria estratégias de crescimento, estratégias essas demasiadamente semelhantes com as diretrizes de igrejas tradicionais em processo de neopentecostalização como alto investimento no tele-evangelismo e estratégias de evangelização em escala global, ele também que transformar a Faculdade da Assembleia de Deus em um centro de assessoria e consultoria as convenções estaduais. Para conhecer melhor o ministério do pastor Samuel Câmara: http://cgadbpratodos.com.br/

     Hoje vemos a divisão entre a ortodoxia e a manipulação bíblica dentro da AD de norte a sul dessa nação, e isso traz uma confusão tremenda à mente de muitos sobre se a denominação é uma igreja séria e comprometida com a palavra de Deus ou mais uma igreja que só quer enriquecer seus pastores em detrimento da sã doutrina, fico muito feliz ao saber que homens sérios como José Wellington lutam para manter a ortodoxia doutrinária que perdura nas Assembléia de Deus a 100 anos, cresci na AD e lá, mesmo sempre tendo muitos erros (como qualquer outra igreja séria) é uma igreja Cristã legitima e guardadora da sã doutrina. Espero que continue assim pela graça do Senhor Nosso Deus.

Fontes:

                                                                       Atos Henrique Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DISCORDE, OPINE, ARGUMENTE. CONTUDO, PEÇO-LHES QUE RESPEITE A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E NÃO POSTE PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
OBRIGADO!