quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Determinando Suas Crenças

   
  

     A vida Cristã antes de tudo é convicção, não há como alguém ser um imitador de Cristo sem ser um individuo que tem total certeza do que a bíblia traz como verdades fundamentais do Cristianismo. Sei que muitas pessoas se perguntam porque exstem tantas igrejas protestantes mundo a fora e porque essas denominações discordam tanto entre si, a resposta dessa pergunta não é muito complexa como alguns podem acreditar.

     Se analisarmos as Sagradas Escrituras veremos que ela declara com extrema clareza alguns pontos e que esses pontos por serem apresentados como verdades absolutas para a cristandade, são as bases da Igreja que Cristo estabeleceu nesta terra, não estou afirmando que todos os dogmas do Cristianismo são fáceis de se compreender pois alguns desses dogmas são claros mais porém complexos como o da Trindade, o caráter eterno desse Deus Trino ( sem inicio e sem fim ), a natureza dual de Cristo, etc, porém com um pouco de estudo comprometido das Escrituras Sagradas esses dogmas complicados vão sendo compreendidos pelo homem. Esses pontos fundamentais do Cristianismo é o que une diversas denominações sobre a confessionalidade Protestante, por exemplo todo Batista, Metodista, Presbiteriano e Pentecostal crê na Trindade, na divindade de Cristo, na morte expiatória de Cristo na cruz. no pecado original, etc. Porém as Sagradas Escrituras não tratam de alguns pontos com tanta clareza como trata os pontos fundamentais e esses pontos são chamados pontos periféricos, são nesses pontos que há divergências teológicas sadias que dão origem a essa pluralidade dentro da Fé Protestante, por exemplo, o que separa Batistas dos Pentecostais é a questão da contemporaneidade do Batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais e o que separa Batistas e Pentecostais dos Presbiterianos e Metodistas é se o Batismo nas Águas deve ser por imersão ou por aspersão e se deve-se batizar bebês ou somente adultos.

     Como ser Cristão é uma questão de convicção, gostaria de compartilhar minhas convicções cristãs a fim de encorajar todo aquele que aceitou a Graça Justificadora de Deus, se examinar e determinar na bíblia sua profissão de fé.

Em que creio:

Credo Apostólico 
  • Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da Terra.
  • Creio em Jesus Cristo, seu Único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos; foi crucificado; morto e sepultado; desceu ao Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado a direita de Deus Pai Todo-Poderoso; donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
  • Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.
As cinco solas da Reforma Protestante
  1. Sola Scriptura: Creio na inerrância bíblica,que ele é a unica fonte de revelação divina escrita e que é a única regra de fé e pratica para a vida do cristão.
  2. Solo Christus: Creio que o homem é salvo unicamente mediante a obra de Jesus Cristo que é o filho de Deus e segunda pessoa de Deus, que se fez carne e em tudo foi perfeito. Afirmo que sua sua morte expiatória na cruz é suficiente para redimir todos os pecados da humanidade e para reconciliar o homem com Deus.
  3. Sola Gratia: Creio que o homem é salvo somente pela graça de Deus, que a Obra do Espirito Santo é que faz o homem reconhecer seu estado caído e a necessidade do senhorio de Cristo.
  4. Sola Fide: Creio que que o o ser humano somente é salvo pela graça, mediante somente a fé, unicamente por causa do sacrifício expiatório de Jesus Cristo na cruz
  5. Soli Dei Gloria: creio que como o plano de salvação foi feito e cumprido por Deus, e que é Deus que dá o primeiro passo para salva o homem, toda a honra e toda glória devemos oferecer somente a ele, e que em tudo o que fizermos o façamos para a glória de Deus, devemos viver inteiramente para Deus e para glorificar a Deus.
Contemporaneidade dos dons espirituais
  • Creio que os dons espirituais que o Espírito Santo proporcionou a Igreja Cristã Primitiva está disponível à Igreja Cristã Contemporânea.
  • Creio que o Batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder, que não está disponíveis a todos os Cristãos e que é Deus quem escolhe aquele que dever experimentar esse transbordar do poder do Espírito Santo na vida do Cristão.
  • Creio que toda aquele que se converte à Cristo, aceitando a Graça Justificadora recebe automaticamente o Espírito Santo, pois sem o poder da terceira pessoa da Trindade não é sequer possível haver conversão.
  • Creio que a maior evidencia do Batismo no Espírito Santo é o falar em línguas estranhas, e que esse dom só deve ser externado publicamente somente quando há por perto alguém que tem o dom de interpretação, na ausência de alguém com esse dom, somente é correto falar em línguas estranhas na intimidade do individuo com Deus.
Arminianismo
  • A depravação é total: todo homem em decorrência do pecado original de Adão e Eva está totalmente morto espiritualmente, é inimigo por Deus por natureza e incapaz de escolher a Deus por si só, ele, parar escolher a Deus precisa ser animado pela graça preveniente.
  • A expiação se destina à todos: Jesus morreu para todas as pessoa, para justifica a todos, porém essa expiação só é eficaz na vida daquele que crê.
  • A morte de Jesus satisfaz a justiça de Deus: Cristo por meio de sua morte na cruz paga integralmente a pena dos pecados da humanidade, mais só tem efeito na vida dos que tem fé.
  • A graça é resistível: existe a graça preveniente e a graça justificadora, a graça preveniente capacita o homem a ter fé em Cristo, depois que o homem crê ele recebe a graça justificadora para ser efetivamente salvo na pessoa de Jesus Cristo , porém a graça de Deus pode ser livremente aceita e livremente negada.
  • o livre arbitrário: o direito do homem aceitar ou recusar a salvação é dado por Deus, que decidiu na sua infinita sabedoria limitar sua soberania dando ao homem poder de escolha.
  • A eleição é condicional: todos os que creem em Cristo por meio da fé são justificados em Cristo, porém aqueles que apostatam da fé ( desviam de Cristo )perdem sua salvação.
Responsabilidade do crente para com a Sã Doutrina
  • Todo Cristão tem responsabilidade de estudar com disciplina e comprometimento as Sagradas Escrituras, sempre tendo como guia o Espírito Santo, e procurando para si mestres segundo o coração de Deus.
  • Todo Cristão tem a responsabilidade de defender e ensinar a Sã Doutrina, buscando conhecimento bíblico para refutar as heresias e instruir os novos e fracos na fé.
Sacerdócio de todos os crentes



  • Todo crente na pessoa de Jesus Cristo é um sacerdote de Cristo, não crente mais amado por Cristo do que outro crente, há igualdade no reino de Deus, não há líder ungido no sentido de ser um mediador entre Deus e os homem, ou único representante de Deus na terra, todo crente representa a Deus nessa terra, os oficiais da Igreja como bispos, pastores, presbíteros, diáconos, missionários são apenas indivíduos que Deus separou para cuidar dos Cristão e da obra de Deus com funções especias, todos ele devem ser obedecidos e respeitados enquanto estiverem proclamando e vivendo o verdadeiro evangelho fundamentado totalmente na bíblia sagrada.
           
Nos 2 sacramentos bíblicos
  • Creio no verdadeiro e único batismo bíblico. realizado por um verdadeiro ministro do evangelho que viva e haja em total conformidade com a bíblia sagrada, feito através na imersão completa do corpo do batizado que esteja em idade adulta.
  • Creio na Santa Ceia do senhor Jesus Cristo,onde a memoria de Cristo é celebrada e onde a Igreja(corpo) tem comunhão com Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (cabeça).
                                                              Atos Henrique Fernandes