sábado, 15 de fevereiro de 2014

Pelo fim da imunidade tributária das igrejas no Brasil



     No Brasil a Constituição federal de 1988 contempla as entidades religiosas com imunidade tributária, ou seja, organizações religiosas como a Igreja Católica, Igrejas Evangélicas/Protestantes, mesquitas e sinagogas apesar de receberem contribuições financeiras de seus fiéis, algo que normalmente seria considerado fato gerador de tributo não podem ser tributadas pelo Estado, evidentemente a Igreja Católica e as Igrejas Evangélicas são as maiores beneficiadas por essa lei apesar dela se estender a qualquer credo religioso, segundos dados exclusivos levantados pela Receita Federal as Igrejas Evangélicas juntamente com a Igreja Católica movimenta no país cerca de 21,5 bilhões de reais todos os anos. O objetivo social da imunidade as instituições religiosas é incentivar iniciativas pela atenuação dos problemas pelos quais sempre passaram e ainda passam as classes menos favorecidas em uma sociedade tão desigual através da promoção social e propagação da fé.

     Contudo, analisando a atuação religiosa em nosso país, suas intenções, seus trabalhos e seus investimentos cabe a seguinte indagação. Será que as Igrejas em nosso Brasil estão realmente honrando seu beneficio tributário e canalizando suas forças para ajudar ao necessitado e contribuir para o desenvolvimento humano em nossa nação? Vejamos os fatos:


  • Segundo dados do IBGE o número de pessoas que confessam a fé evangélica no brasil cresceu cerca de 61% em 10 anos.
  • De acordo com o Mapa da Violência 2013 o número de mortes não naturais e violentas de jovens no país cresceu cerca de 207,9% de 1980 a 2011.
  • O número de homicídios no Brasil é superior a países em conflito.
  • De 2000 a 2009 a taxa de homicídios no país foi de 26 por 100 mil habitantes, quando para ONU o aceitável seria 10 homicídios.
  • Na última década cerca de 40 milhões de brasileiros deixaram de viver a baixo da linha da pobreza, mas em razão de estabilidade econômica e programas sociais do governo.
  • A cada 100 mil jovens, cerca de 53,4 foram vítimas de assassinatos em 2011.
  • De acordo com relatórios da organização Transparência Internacional, o Brasil ocupa a posição de 72º no ranking entre 177 países mais corruptos do mundo.
   
   
     Em quanto o nosso país ostenta um nível de violência acima de países em guerras, enquanto nossos jovens se afundam cada vez mais na criminalidade e nas drogas e nossos governantes se corrompem cada vez mais, vemos uma Igreja que além de não cumprir seu papel de denunciar as transgressões da sociedade se contamina cada vez mais com os pecados do mundo, temos uma Igreja que está mais preocupada em construir mega-templos do que orfanatos, escolas, albergues, asilos e dar alimentação e instrução ao necessitado, é inegável o fato de que quanto mais a Igreja cresce na nossa terra, mais esse país tem se afundado no pecado, isso acontece porque não está se pregando o genuíno Evangelho transformador de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e o resultado disso é uma igreja irrelevante, muitos estudiosos afirmam que a Igreja Brasileira só será relevante no país se aprender a dialogar com a sociedade, porém, se analisarmos a história da Igreja constataremos que o Corpo de Cristo só foi relevante quando proclamou e viveu o verdadeiro Evangelho de Jesus.
   
     As Igrejas Evangélicas são constantemente abalada por casos de desvio de dinheiro da Igreja por parte de seus líderes, líderes esses que estão cada vez mais ricos o que torna evidente que a isenção tributária só tem servido para pastoras comprarem fazendas, mansões, carros de luxo entre outros mimos. Vejamos uma lista de casos de casos de polícia protagonizados por grandes líderes evangélicos no Brasil:


   
     Porém mesmo com todos esses casos, poucos políticos tem coragem de propor o fim da imunidade tributária a instituições religiosas, isso acontece porque esses líderes alegaram o que sempre alegam quando são pegos com as calças nas mãos: " ESTOU SENDO VÍTIMA DE UMA MODERNA PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA" ou " ESTÃO QUERENDO PARAR O CRESCIMENTO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS NO BRASIL" e o pior é milhões de alienados caem nessa conversa.

                                                                                      Atos Henrique Fernandes
FONTES: