segunda-feira, 2 de junho de 2014

O Cristão e as Enfermidades


     
     Muito se discute nos dias de hoje sobre a controvertida Teologia da Saúde Perfeita, que afirma para as pessoas que Deus quer hoje curar todas as enfermidades de seu povo, e que só adquiri e permanece doente quem não tem fé em Cristo ou quem tem fé, porém não sabe exerce-la de maneira correta.

     Essa teologia parte do seguinte pressuposto: Todas as enfermidades vem da ação demoníaca e Deus oferece cura a todos os doentes através do sacrifício de  Jesus Cristo na cruz, bastando ao homem crer e tomar posse de sua cura declarando em tom de determinação que está curado. Porém, será que todas as enfermidades realmente vem da ação de espíritos malignos?

     A resposta que a bíblia faz à pergunta anterior é um redundante não. As doenças não se originam necessariamente nem de Deus nem de demônios, mas da própria condição caída do homem assim como o pecado, se enganam os que pensam que os pecados e as enfermidades dos homens são de responsabilidade do Maligno, a verdade é que se hoje todos os principados e potestades do Inimigo voltassem para o inferno e desistissem de interferir na vida humana, nós ainda adoeceríamos e pecaríamos.

     Os capítulos do livro de Gênesis que tratam da queda do homem, assim como inúmeros outros textos ao longo das Escrituras são enfáticos ao dizer que o pecado, a morte e as enfermidades, assim como tudo de ruim só entrou no mundo em decorrência do pecado de Adão, e tanto Deus como os demônios usam essas consequências da queda tanto para afligir no caso dos demônios como para ensinar, corrigir e provar no caso de Deus.

     Os pregadores da Saúde Perfeita afirmam que Isaías 53, afirma categoricamente o que eles pregam, será? Não podemos nos esquecer que a aplicabilidade da obra de Jesus na cruz se aplica parcialmente sobre a vida do homem hoje, pois suas implicações foram dividas e irão se manifestar na vida dos salvos por etapas. Na eternidade Deus escolheu os salvos, hoje ele está chamando os salvos e santificando os salvos e no futuro, no dia da volta de Jesus Cristo ele irá glorificar os salvos (Romanos 8:29).

     A glorificação será o grande clímax da obra de Jesus na cruz, pois naquele dia todo e qualquer resquício de pecado na vida do cristão irá desaparecer, em consequência disso tudo aquilo que decorre da queda na vida dos salvos também desaparecerá, como a morte e as enfermidades, assim como a capacidade do homem sofrer e chorar.

     Não existe nada nas Escrituras que afirme que hoje Deus não quer nem possa curar qualquer enfermidade de qualquer pessoa, logo hoje Deus está curando a muitos sim, contudo não a todos pois a Palavra de Deus não afirma isso, mas nos da a certeza que um dia, nada mais poderá nos causar sofrimentos, nem a morte, nem nenhum tipo de enfermidade.

     Concluindo, nada pode glorificar mais o nome de nosso Deus, do que um cristão que mesmo sofrendo, acometido por terríveis enfermidades, segue pelo poder do Espírito Santo firme na sua caminhada, e no final recebe a vida eterna.

                                                                                             
                                                                                                Atos Henrique Fernandes