quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Vontade de Deus


   
     A vontade de Deus, seu significado e sua aplicação tem sido motivo de muitas heresias e erros teológicos na Igreja contemporânea, principalmente devido a abordagem pouco ortodoxa  feita a respeito desse tema pelos pregadores da Teologia da Prosperidade.

     Com a bíblia na mão e uma oratória bastante afiada, os pregadores do "evangelho" da prosperidade dizem coisas do tipo: Deus quer que você seja rico, Deus não quer que você fique doente, Deus quer livrar você de qualquer tipo de dor e sofrimento,etc. Mas será que essas afirmações resistem a um estudo aprofundado das Escrituras Sagradas?

     A Palavra de Deus diz que a vontade de Deus é boa perfeita e agradável (Romanos 12: 2), com uma interpretação superficial dessa passagem que está aqui fora de seu contexto pode-se associar erroneamente a vontade divina com saúde perfeita e prosperidade financeira, porém, se nos aprofundarmos na bíblia chegaremos a  algumas conclusões, como:

  •      A perfeição e bondade da vontade de Deus nem sempre é perceptível a curto prazo, o sofrimento de hoje poder ser o pilar da alegria de amanha.  A história do rei Davi é um exemplo disso, ele passou por terríveis momentos de perseguição nas mãos do rei Saul, passou por privações e sua vida corria risco constante, vivia como fugitivo na terra que Deus o havia escolhido para ser rei, contudo todos esses momentos serviram para forjar o caráter de Davi como homem de Deus e como governante de um povo.                                                                                                                             
  • O sofrimento poder ser a manifestação da bondade de Deus na sua vida lhe ensinando lições preciosas, pois ha ensinamento que somente podem ser verdadeiramente aprendidos em momentos de dor e dificuldades. A história de Jó é o melhor exemplo disso nas Escrituras Sagradas, pois os momentos horríveis de provação que Jó sofreu, serviu para ensina-lo sobre a grandeza de Deus e a superioridade do Senhor sobre as aflições humanas.                                                                                                    
  • Há uma grande diferença entre a concepção de sucesso e felicidade que tem Deus e que os homens tem, portanto um cristão não deve usar parâmetros humanos para dizer se teve ou não sucesso na vida. O Apostolo Paulo é um enfático exemplo disso, falando como homens ele teve uma vida ruim e fracassada, vivia sendo preso, açoitado, injustiçado, não era rico, nem poderoso, mas olhando de maneira bíblica Paulo foi o maior dos missionários, evangelistas, teólogos, foi um cristão convicto, viveu uma vida de santidade e intimidade com Deus, e por fim foi salvo em Cristo e com certeza obterá muitos galardões na Glória.                                                                                                                                                       
  • A maior manifestação da perfeição e bondade da vontade de Deus está no fato dele desejar que todos os homens sejam salvos ( 1° Timóteo 2 : 3 ao 4), o destino que seria justo a todos os homens é o inferno e a separação total e irreversível de Deus por causa do pecado, contudo pelo muito amor com que Deus nos amou ele enviou seu único filho, Jesus Cristo para sofrer a justiça de Deus em nosso lugar e nos proporcionar paz com Deus e salvação, essa verdade é a principal e melhor benção que pode-se receber de Deus, nada é mais importante, e que se para viver com Deus eternamente na Glória for preciso sofrer, adoecer e empobrecer, ser humilhado e viver o pior tratamento que o mundo pode oferecer, não há problema pois nada se compara com a glória e alegria que está reservada aos salvos pela graça de Deus em Cristo Jesus.
     Depois dessas conclusões podemos nos alegrar sempre e descansar em  fé pois Cristo nos salvou e por esse motivo na nossa vida sempre prevalecerá a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.

                                                                                     Atos Henrique Fernandes